Manuel Cadastro
A informação disponibilizada em um formulário de cadastro de um cliente deve ser confiável e objetiva.
A ficha cadastral auxilia sobremaneira, provendo informações suficientes para a tomada de decisões sobre concessão de crédito e seus respectivos limites.
Atualmente, infelizmente, temos encontrado fichas cadastrais vazias, superficiais, inconsistentes, nas quais a conclusão sobre muitos itens ficam a desejar.
De que valem tais fichas? O que oferecem ao Analista de Crédito para decidir? Certamente quase nada. Ficam as alternativas:
1º Negar o crédito
2º Tentar suprir a insuficiência por outros meios
3º Autorizar o crédito sem conhecer.
A primeira pune o Cliente e a loja.
A segunda Onera Custos, retarda, burocratiza.
A terceira leva a liberação de crédito sem um adequado conhecimento do cliente. A qualidade do cadastro começa com a entrevista inicial, o responsável pelo cadastro no momento deve se conscientizar sobre a importância da tarefa e com segurança buscarão dados que permitam conhecer a situação e a conduta do cliente. Em seguida, é preciso comprovar as declarações do cliente, quem concede o Crédito faz as regras, porque é quem corre o risco. A comprovação não traz qualquer prejuízo aos bons e corretos clientes. Mas pode perfeitamente livrarnos de futuros aborrecimentos com aventureiros e golpistas, logicamente que não estamos nos referindo a pessoas conhecidas, bem situadas, que desejamos atrair e sim dos clientes que nos procura na primeira compra, e não apresentam os documentos ou as informações necessárias para o cadastro.
Conceito
Cadastro, ou ficha cadastral, é um conjunto de informações financeiras e não financeiras que subsidiam o processo decisório de crédito, auxiliando na avaliação da idoneidade e capacidade de pagamento do cliente ou avalista de uma operação de crédito.