caminho de monte santo
Caminhos de Monte Santo foi um especial produzido e exibido pela Rede Globo Nordeste em 1996, com roteiro e direção de Valdir Oliveira. Fez parte de uma série de Especiais Unitários que começou com A Promessa de Jeremias, também de Valdir Oliveira. A teledramaturgia na Rede Globo Nordeste, na década de 90, foi impulsionada com o total apoio do diretor de programação da emissora na época, Jota Raposo e do diretor geral Cleo Nicéias.
Sinopse de Caminhos de Monte Santo:
Vaqueiro mantem relacionamento com uma jovem antes do casamento e é ameaçado por engravidá-la. Do casal nasce o filho que, adulto, se insurge contra os coroneis da região que exploram o povo mais humilde. Um de seus inimigos é o coronel Papa Figo, que procura crianças para devorar o fígado a fim de curar um mal do qual está acometido. Perseguições, suspense, misticismo e paixão dosam a história com atores como Marília Mendes, Beto Nery, Prazeres Barbosa, Marcos Macena, Ivan Soares, Romero Andrade, Carlos Reis entre outros e outras.
O especial teve como locação a cidade de Pesqueira, no sertão de Pernambuco. Produção Executivo: Jean Carlos. Direção de Fotografia Roberto Abreu. Caracterização/efeitos especiais: Henrique Spencer. Fotos de cena (still) Gilberto Tadeu.
Marília Mendes, Romero Andrade e Raimundo Branco.
Beto Nery e Rodrigo
Pedro, Valdir, J. Raposo, Roberto Abreu e Edson Brito
Romero Andrede preparando-se para gravação de cena
Marília Mendes
Ensaio da cena da pré-monição
Jota Raposo, Roberto Abreu e Valdir Oliveira Romero Andrade, Valdir e Jean Carlos
Feliciano Felix
Marcos Macena, sendo caracterizado como o Coronel Papa Figo, por Ricardo Spencer
Marcos Macena e Carlos Reis Maria de Jesus Bacareli e Marília Mendes
Maria de Jesus Bacareli, Marília Mendes e Beto Nery
Beto Nery, Marília Mendes e Carlos Varela
Ricardo Spencer aplicando efeito especial
Prazeres Barbosa,