Energia Eólica
Energias renováveis: Posicionamento atual das políticas locais, nacionais e internacionais.
Energia eólica e seus desafios no Brasil:
Introdução
O cenário energético atual consome, predominantemente, fontes não renováveis , ou seja, que não podem ser repostas pela ação humana ou pela natureza em um prazo útil; o fato de muitas delas proverem de um potencial destruidor, que é capaz de agredir diretamente o meio ambiente, como é o exemplo do petróleo, carvão e o gás natural; E devido a ascensão população, criou-se a necessidade de aumentar os investimentos e a utilização de fontes alternativas como: eólica, solar, geotérmica, maremotriz, biomassa, hidráulica e outras. Portanto, dentre tais recursos, trabalharemos como foco de pesquisa a energia eólica e seus desafios de implantação. Uma energia que embora seja conhecida há mais de 3.000 anos pelo homem, tem representado atualmente apenas 3% da energia renovável utilizada no mundo.
Justificativa
Esse tema foi escolhido com o intuito de salientar os benefícios e desafios de implementação da energia eólica, uma fonte limpa, renovável e útil. Que mesmo favorecido pela natureza, o Brasil vem enfrentando as barreiras , devido sua recente utilização. Em vista à essas percepções, acreditamos que se essa e outras fontes renováveis fossem mais utilizadas, a dependência de outras fontes poluentes como petróleo, gás natural e carvão mineral, diminuiria consideravelmente, além de causar menos impacto ao meio ambiente.
Objetivos
Explorar a tecnologia envolvida no processo de obtenção de energia eólica, detectar as zonas brasileiras com maior e menor potencial aproveitado, apresentar essa energia como viável e limpa.
Materiais e métodos
Para realizar esse trabalho utilizamos a obra Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, artigos, sites na internet e revistas como a National