Camilo Castelo Branco
Comparação de duas obras literárias do autor
Vanessa Gouveia nº 41015
2014/2015
Licenciatura em Estudos Portugueses
Cadeira de Literatura Portuguesa do século XIX
Prof. Gustavo Rubim
1. Introdução
O presente trabalho compara duas obras de Camilo Castelo Branco: Amor de Perdição e Coração Cabeça e Estômago. Ambas estas obras foram publicadas no mesmo ano, tendo poucos meses de diferença, e no entanto, são muito diferentes uma da outra. O objectivo é, exactamente, evidenciar essas diferenças e expô-las, tendo em conta o movimento literário/artístico em que o autor vivia nessa altura para uma melhor compreensão das ideias aqui defendidas.
2. Camilo Castelo Branco
Faremos uma breve apresentação do autor a fim de estabelecer um ponto de ligação entre as duas obras e de percebermos o ponto de vista defendido.
De nome completo, Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco, nasceu em Lisboa, em
1825, e morreu em 1890, em S. Miguel de Seide. Foi um dos mais conhecidos escritores do sec. XIX, devido à imensa biografia literária (foi dos primeiros escritores a viver dos seus escritos) e também devido ao predominante, mas não exclusivo, estilo romântico dos seus escritos/obras. Apesar dessa predominância romântica das suas obras, Camilo atravessou a mudança literária, do Romantismo ao Realismo, que se fez instalar em Portugal, nessa altura. Isso influenciou a sua escrita ao longo dos anos e, devido à sua extensa biografia, é notória essa mudança.
3. O Romantismo presente nas duas obras
3.1.
Amor de Perdição vs. Coração, Cabeça e Estômago
Amor de Perdição foi publicado em 1862 e é o livro romântico mais conhecido do autor. Este trata, inicialmente, o trio amoroso vivido por Simão Botelho, Teresa de
Albuquerque e Baltasar Coutinho. Baltasar, primo de Teresa, corteja-a em vão, visto que o coração da rapariga pertence a Simão. Mais tarde, a história vira-se para um outro trio, cujos membros são Simão Botelho, Teresa de Albuquerque e Mariana da
Cruz, sendo