camila
1. A revista Ciência Hoje (nº 140, 1998) publicou um artigo relatando que pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz desenvolveram uma vela preparada com o bagaço da semente de andiroba, cuja queima é capaz de inibir o apetite das fêmeas do mosquito Aedes aegypti .
a) Cite uma doença, transmitida por este mosquito.
R: DENGUE
b) Explique, através do mecanismo de contágio, como a vela de andiroba pode colaborar na diminuição da proliferação desta doença.
R: ELA ESTANDO SEM APETITE,CERTAMENTA IRÁ DIMINUIR OS CASOS DE DENGUE,POIS É SOMENTE A FEMEA QUE É RESPONSÁVEL PELA CONTAMINAÇÃO DESTA DOENÇA.
2. "O Ceará vive a segunda maior epidemia de dengue de sua história. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualmente existem 23.357 casos confirmados da doença em 126 municípios. Em Fortaleza, 10.562 ocorrências foram confirmadas, o que corresponde a mais de 45% dos registros em todo o Estado".
Jornal0 POVO, 3 de setembro de 2001
O transmissor dessa doença e o mosquito Aedes aegypti, inseto da ordem Díptera.
Observe a figura a seguir, que mostra o desenvolvimento do inseto, e responda o que se segue:
a) Cite três medidas de prevenção e/ou combate ao inseto transmissor da dengue.
R: NÃO DEIXE AGUA PARADA EM PNEUS
DEIXE GARRAFAS SEMPRE FECHADAS
NÃO ACUMULE LIXO EM SUA CASA E NEM EM VASOS DE PLANTAS,ETC...
3."O crescimento do Ecoturismo é um dos principais responsáveis pelos surtos de febre amarela nos últimos anos. Na busca do contato com a natureza, o homem também se aproxima do mosquito Haemagogus, que transmite a forma silvestre (selvagem) da doença, a partir de macacos infectados".
a) Qual o nome do mosquito transmissor da febre amarela nos centros urbanos? Que outra doença é transmitida por esse mesmo vetor?
R: Aedes aegypti,dengue
b) De que forma a febre amarela contraída nas matas pode ser disseminada na população que vive nos centros urbanos? O uso