camera pinhole
Prof: Eduardo Gomes
Disciplina: Fotografia analógica
Pin Hole
Para realizar este projeto, começamos com uma lata de leite ninho, pois o ideal que a tampa seja de lata, para que vede melhor a nossa câmera evitando a passagem de luz. Após a escolha da lata tem que pinta-la de preto por dentro com tinta opaca, próximo passo é fazer um furo na lata com uma chave de fenda ou qualquer outro objeto perfurante, então recortamos um quadrado de papel alumínio e perfuramos com uma agulha ou alfinete, é por onde passará a luz que fará o registro da foto no papel fotográfico. Ultimo passo é fazer o nosso “obturador”, cortamos um retângulo de papel cartão preto e colocamos a frente do furo de agulha e prendemos com fita isolante de forma que possamos abrir e fechar.
Feito a nossa “câmera” colocamos o papel fotográfico dentro de uma sala com luzes vermelhar para que não vele a foto e podemos sair para clicar. Em dia ensolarado podemos deixar de 5 a 10 segundos de exposição, em dia nublado, de 15 a 30 segundos e em ambientes fechados mais de 60 segundos.
Vale a pena lembrar que devemos deixar a câmera fixa e que isso é um trabalho bem experimental, então os tempos de exposição não são exatos, então se a primeira foto não ficar boa temos que repetir a mesma foto com mais ou menos tempo dependendo do resultado. Se ficar escura devemos deixar menos tempo de exposição, se ficar branca devemos deixar mais tempo de exposição, no meu caso fiz 4 fotos, pois como o dia estava nublado a luz estava variando muito e a que ficou melhor foi com uma exposição de 30 segundos.
Para fazer a revelação das fotos temos que deixar 1 minuto no revelador, 15 segundos no interruptor, 4 minutos no fixador e 10 minutos lavando a foto em água corrente.
Feita a foto, tivemos como resultado o negativo, então a próxima etapa é positivar a foto, e para isso deveremos ter um ampliador. Vamos então colocar o nosso negativo em cima de um papel fotográfico “virgem”