CAMBIO
MARCELA NÓBREGA
PATRÍCIA CARRIERO
Câmbio
Valinhos
2014
Lívia Rizzo
Marcela Nóbrega
Patrícia CarrieroCâmbio
Pesquisa apresentada pelos segundos anos do Ensino Médio em Matemática da E.E. Prof. Cyro de Barros Rezende, sob orientação da Professora Ana Lucia Lemes Negri
Valinhos
2014
RESUMO
No mundo capitalista, o dinheiro é o que influência o desenvolvimento. O preço de moedas, a Bolsa de Valores, taxas, importações e exportações, tudo está relacionado a economia mundial e, principalmente, ao câmbio.
É normal ver que quando a bolsa sobe, o dólar cai, e quando a bolsa cai, o dólar sobe. A maioria do capital que é aplicado na bolsa brasileira é estrangeiro. No Brasil, o investimento no mercado de ações é disperso, já em outros países é bem consistente. Os investidores externos precisam colocar dinheiro no país para operar, normalmente é usado o dólar. Eles compram reais para poderem transacionar no mercado de ações.
Quanto mais dinheiro eles colocam no mercado de ações, mais dólares entram na economia. Isso faz com que o dólar se torne mais acessível e barato resultando na queda da taxa de câmbio. Se a bolsa aparenta ganhos, os investidores investem mais na bolsa, isso significa que estão entrando mais dólares na economia. Assim começa a compra de ações. Como o volume é limitado e muitos investidores as querem, os preços das ações sobem, e o índice da Bovespa se edifica (a bolsa fica em alta).
Quando a economia do país ou do mundo ou da bolsa vai mal, os investidores têm medo que as empresas decretem falência ou que percam seus empregos, assim eles resgatam o dinheiro que estava aplicado por causa do risco, quando isso acontece o índice da Bovespa cai e o valor das ações também, assim o volume do dólar na economia diminui e a cotação sobe deixando-o mais caro.
Palavras-chave: dinheiro, Bolsa, dólar, economia
Lista de tabelas
Explicação do funcionamento do mercado do câmbio TOC \h Tabela de moedas conversíveisTabela de