Cambará do Sul
Cambará do Sul nasceu em 17 de abril de 1864, a partir da doação de 20 hectares de terra à igreja, feita por Dona Úrsula Maria da Conceição, em pagamento a uma promessa feita ao padroeiro São José. Até 1963, a área pertencia ao município vizinho de São Francisco de Paula.
A palavra Cambará é de origem tupi-guarani e significa "folha de casca rugosa". É o nome de uma árvore típica da região. Na praça central de Cambará do Sul é possível conhecer a árvore. Suas folhas verde-claro são conhecidas pelo poder medicinal. São ótimas no combate a gripes e tosses fortes.
Cambará do Sul é conhecida também como a "terra dos cânions" e "capital do mel". A pequena Cambará do Sul é campeã no ranking de baixas temperaturas, sendo que o seu inverno está sempre entre os lugares mais frios do Brasil.
Dados Geográficos
Localiza-se a 185 quilômetros de Porto Alegre, a uma altitude de 1.031 m, sendo coordenadas latitude 29º02'52" sul e longitude 50º08'41" oeste. Sua população estimada em 2005 era de 6.682 habitantes conforme dados do Instituto Brasileiro de Estatística - IBGE, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0.76 de acordo com o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000).
O município possui uma área de 1.213 km² e foi instalado no ano de 1963 a partir de desmembramento do município de São Francisco de Paula.
Em Cambará do Sul estão as sedes do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral, onde estão localizados, dentre vários outros, os conhecidos cânions do Itaimbezinho, Fortaleza, Churriado e Malacara.
O Parque Nacional de Aparados da Serra em parte também está localizado no município de Praia Grande, no estado de Santa Catarina, banhado pelo rio do Boi, onde detêm de inúmeras cachoeiras, tais como, Leite de Moça e Braço Forte, onde são as principais