Trabalho de PSE
Instituído em 2007 pelo decreto presidencial nº 6.286, o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, é um espaço privilegiado para as práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos e de doenças, contribuindo para o fortalecimento do desenvolvimento integral e propiciando à comunidade escolar o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, o adolescente e jovens brasileiros. desenvolvidas por meio dos grupos de trabalho intersetoriais (GTIs),sua gestão é centrada em ações compartilhadas e corresponsáveis (pactuadas em termos de compromisso). Numa construção em que tanto o planejamento quanto a execução das ações são realizados coletivamente de forma a atender as necessidades e demandas locais mediante análises e avaliações construídas intersetoriamente.
Em níve federal, a coordenação é compartilhada entre os Ministérios da Saúde e da Educação, no âmbito do departamento de atenção básica, da Secretaria de atenção à saúde, e do departamento de currículos, da secretaria de Educação básica (dos Ministérios da Saúde e da Educação, respectivamente).
As ações do PSE, em todas as dimensões,devem estar inseridas no projeto político-pedagógico da escola, levando -se em consideração o respeito à competência político-executiva dos Estados e Municípios, a diversidade sociocultural das diferentes regiões do país e a autonomia dos educadores e das equipes pedagógicas.
Destaca-se ainda a importância do apoio dos gestores da área de educação e saúde, estaduais e municipais, pois se trata de um processo de adesão que visa à melhoria da qualidade da educação e saúde dos educandos, que se dará à luz dos compromissos e pactos estabelecidos em ambos os setores.