CAMARÕES
CAMPUS DE URUGUAIANA
CURSO DE TECNOLOGIA EM AQUICULTURA
CRIZIANE DE ABREU SILVEIRA
CAMARÕES
URUGUAIANA
2011
1 CAMARÕES (Arthrtopoda: Crustácea: Decaápode)
O camarão pertence ao filo artrópodeArthropoda. Está neste filo por ter patas articuladas (temos outras características dos artrópodes presentes nos camarões!). Classifica-se como crustáceo por possuir uma crosta protetora que envolve seu corpo. São decápodes por ter em sua estrutura dez patas.
1.1 Anatomia Externa
O corpo do camarão divide-se em duas principais partes:
1.1.1 Cefalotórax
a) Rostro
b) Antenas
c) Antênulas
d) Mandíbulas e Maxilar
e) Olhos
f) Brânquias
g) Pereópodes O Cefalotórax é formado por quatorze seguimentos, seis pertencem à cabeça e oito ao tórax. O tórax é denominado péreon. Na região anterior ao cefalotórax, a carapaça é alongada em um rostro com uma série de dentes. Os olhos são pedunculados permitindo assim, uma ampla exploração do ambiente.
As laterais da carapaça formam as câmaras branquiais. Um espinho bem desenvolvido localiza-se na região lateral e denomina-se espinho hepático (Ruppert e Barnes, 2005).
As antenas têm função sensorial e auxiliam na natação.
As antênulas são curtas com função sensorial, porém ultrapassam em tamanho o ápice do rostro.
As mandíbulas são globosas apresentando o endito, que corresponde às regiões com processo incisivo, e com vários dentes calcificados. Possui um par de maxilas, muito delicadas, que tem a função de auxiliar na alimentação e promover o fluxo de água nas brânquias.
Os pereópodes encontram-se na parte posterior do cefalotórax. Ali estão cinco pares de perna, os três primeiros quelados que auxiliam na captação de alimentos e os dois últimos longos e sem quelas.
1.1.2 Abdome
a) Segmentos
b) Tergo, Esterno, Pleuras
c) Pleópodes
d) Telso
e) Urópodes
No abdome, apenas os cinco primeiros segmentos