Calorimetria
Em um sistema isolado, o calor é transferido do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura até que o equilíbrio térmico seja atingido.
A definição de calor é usada apenas para indicar a energia que está sendo transferida, e não a energia que o corpo possui.
Unidade de Calor
Calor é energia. Portanto, no SI, a unidade de calor ou de quantidade de calor, cujo símbolo é Q, é a própria unidade de energia – o joule. Outra unidade prática é mais familiar – a caloria.
Calor sensível
Quando há variação de temperatura sem que haja variação do estado físico da matéria, dizemos que o calor é sensível.
Podemos calcular o calor sensível pela equação:
Q = m.c. ∆T
Onde:
Q = quantidade de calor m = massa do corpo c = calor específico *
∆T= variação da temperatura
* Calor específico é a quantidade de calor necessária para a variação unitária da temperatura na unidade de massa.
O Calor específico é uma grandeza que depende da composição de cada substância. Mudança de fase e calor latente
Vejamos, agora, o caso em que cedemos calor a um corpo e não há variação de temperatura.
Neste caso todo o calor é utilizado no trabalho de separação das moléculas vencendo a força de coesão e produzindo uma mudança de estado, a temperatura constante. Esta quantidade de calor que produz mudança de estado à temperatura constante é chamada calor latente.
Quando a substância está mudando de fase, verifica-se que a razão entre a quantidade de calor transferida (Q) e a massa (m) que mudou de fase dessa substância é constante. Essa constante, denominada calor latente (L), é definida pela razão.
L = Q/m
Logo:
Q = mL
O valor da constante L, cuja unidade no SI é J/kg, depende da substância e da correspondente mudança de fase: o calor latente de fusão ou