Calorimetria
Instituto de Física
FEP0112 – Física II
Relatório da 1ª Experiência
Calorímetro
Alunos: Danilo Rodrigues Vieira Luís Fabiano Baldasso
5653262 5653338
1. Introdução
Este relatório apresenta a descrição de um experimento sobre calorímetros realizado por dois alunos da disciplina FEP0112 - Física 2 no dia 13 de março de 2007, sob supervisão do professor Gustavo do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
2. Objetivo
O experimento teve como objetivo determinar o calor específico da água e a capacidade térmica do calorímetro pela análise das curvas de aquecimento de duas massas de água colocadas no calorímetro.
3. Introdução Teórica
De maneira bem simples, ao menos uma vez na vida, já tivemos experiências térmicas que, de maneira intuitiva, observamos como determinadas substancias respondem ao acréscimo de calor e de como este calor tende a se equilibrar com o meio. Um exemplo típico é quando tentamos regular a temperatura do chuveiro elétrico, aumentando ou diminuindo a quantidade de água que flui por ele. A esta resposta específica da água, podemos dar o nome de calor especifico ou capacidade térmica, que melhor definiremos abaixo. Para fazermos medidas de calor especifico e capacidade térmica, utilizamos um calorímetro, que nada mais é que um cilindro de metal isolado do meio externo por uma camada de vácuo para que haja a diminuição da perda de calor por outros fatores, algo parecido com uma garrafa térmica aberta. Nela estão inseridos uma massa determinada de um liquido, um termômetro, e uma resistência elétrica que será responsável pelo ganho de calor constante. Para conceituações mais precisas, adotaremos as seguintes definições: 3.1) Calor específico …Calor especifico de uma substancia a quantidade de calor Q, em calorias, necessárias para elevar um grama de uma substância de T1°C a T2°C. [2] 3.2) Capacidade térmica …A capacidade térmica de um corpo em particular é definida como o produto de sua massa