Calorimetria relatório
Alunos:
Resumo
O experimento da aula 15 sobre “Química Orgânica” ensina aos alunos como manipular substâncias que estejam envolvidas com o elemento carbono, geralmente encontrado como elemento principal nessas moléculas.
Introdução
Química Orgânica
Os compostos orgânicos são aqueles em que os principais elementos, além do carbono, cuja presença é obrigatória, são: hidrogênio(H), o oxigênio(O), o nitrogênio(N), os halogênios e o enxofre(S).
Como as átomos unidos apresentam uma pequena diferença de eletronegatividade, essas ligações são praticamente apolares. Portanto, os compostos orgânicos formados somente por carbono e hidrogênio são apolares. Quando na molécula de um composto orgânico, houver um outro elemento químico além de carbono e hidrogênio, suas moléculas passarão a apresentar uma certa polaridade.
Propriedades gerais de compostos orgânicos * Os átomos de carbono têm a propriedade de se unir formando estruturas denominadas cadeias carbônicas. Essa propriedade é a principal responsável pela existência de milhões de compostos orgânicos. * Numa cadeia, cada carbono é classificado de acordo com o número de outros átomos de carbono a ele ligados
1. Carbono primário: Ligado a no máximo outro carbono 2. Carbono secundário: Ligado diretamente a outros dois carbonos 3. Carbono terciário: Ligado diretamente a 3 outros carbonos 4. Carbono quaternário: Ligado diretamente a 4 outros carbonos * O carbono pode ser classificado quanto ao tipo de ligação 1. Saturado: Quando apresenta quatro ligações simples. Essas ligações são denominadas sigma (σ) 2. Insaturado: Quando apresenta pelo menos uma ligação dupla ( = ) ou então uma tripla ( ≡ )
Modelo dos orbitais e a ligação covalente
Ligações sigma e pi
Conhecendo-se a camada de valência de um elemento, podemos prever a quantidade de ligações covalentes e o tipo de orbitais envolvidos nessas ligações, ou seja, os tipos de ligações sigma.
Quando