Calor em nosso organismo
Veja o efeitos da prática de atividades físicas em temperaturas elevadas:
1- Sistema Nervoso:
Sem hidratação adequada ocorre a perda da coordenação motora e do raciocínio.
- Causa: Desidratação das células do sistema nervoso.
- Amenizar: Tomar de 100 ml a 200 ml de água a cada 20 minutos durante o exercício.
2- Olhos:
Possibilidade de desenvolver pterígio,camada de gordura que surge sobre a córnea que prejudica a visão, catarata e conjuntivite.
– Causa: Exposição exposição excessiva à luz solar,clima seco e quente,poluição e poeira.
– Amenizar: Não correr em locais com tráfego intenso de veículos,em horários de maior incidência de raios UVA e UVB e em dias com umidade do ar abaixo de 20%.
3- Sistema Cardiovascular:
Pressão alta, queda do desempenho,mal-estar,vertigens e convulsão.
– Causa: Com a sudorese excessiva,ocorre diminuição do fluxo sangüíneo.Para compensar a queda nos batimentos cardíacos,há aumento da pressão arterial,e conseqüentemente ,mal-estar.
Se não houver reposição dos sais minerais e da água eliminados,ocorre o desequilíbrio eletrolítico que diminui a quantidade de potássio e sódio,responsáveis pela contração muscular e manutenção da pressão arterial.
– Amenizar: Evitar treinar nas horas mais quentes do dia,entre 11h e 16h.Tomar de 100 ml a 200 ml de água a cada 20 minutos durante o exercício.E após o término mantenha-se hidratado nas próximas horas!
4 – Músculos e ossos:
Aumento de lesões musculares, microtraumas e fadiga.
– Causa: O calor provoca ruptura da mioglobina dos músculos e, conseqüentemente,perda de ferro na célula,causando as dores.
A desidratação também provoca a perda de potássio,que atua na contração muscular.O resultado é queda na performance e cansaço excessivo.A temperatura corporal acima de 37 graus C, provoca desnaturação das proteínas,e torna os músculos mais fracos,favorecendo lesões.
– Amenizar: Ingestão de água e bebidas esportivas durante