Calometria
Transformações Energéticas
1 - Introdução
Termodinâmica é uma teoria (macroscópica) de grande generalidade que trata de transformações da energia quantitativamente, em diversas circunstâncias. A termodinâmica está solidamente fundada em observações experimentais apesar de sua aparente origem matemática. Duas de suas leis básicas, conhecidas simplesmente por 1ª e 2ª Lei da Termodinâmica, refletem, respectivamente, os princípios da conservação da energia, e o de que os fenômenos naturais ocorrem espontaneamente em uma única direção, exatamente aquela direção em que não é preciso executar trabalho para que ocorra.
Calorimetria é um ramo da Termodinâmica, e constitui-se numa importante ferramenta para medir a quantidade de energia térmica que se transfere (calor) durante processos físicos ( por exemplo, devido a mudanças de temperatura de um corpo, ou quando se mistura substâncias com diferentes temperaturas) ou ainda em processos químicos ( como por exemplo, a medida da quantidade de calor desprendido ou recebido durante uma reação química )
É observado experimentalmente que quando dois corpos são colocados em contato físico ( por exemplo, água e gelo ), um certo fluxo de energia térmica se estabelece entre eles durante um certo tempo. Quando o fluxo cessa, então se diz que os corpos estão em equilíbrio térmico, ou à mesma temperatura. Desta forma podemos construir
“termômetros”, ou seja, dispositivos com os quais podemos comparar corpos “mais quentes” (temperatura acima), ou
“mais frios” (temperatura abaixo) do que um certo referencial. Note que suas mãos, muitas vezes funcionam como um termômetro qualitativo.
Figura 1. James joule
Manchester, England.
(1818-1889)
É observado também que a direção do fluxo de calor é sempre do corpo “mais quente” para o “mais frio”. Este fato ilustra a 2ª Lei da Termodinâmica, isto é, todo fenômeno natural (espontâneo) só ocorre em uma direção.
2- Objetivos
• Obter o Calor