Teste 4
TESTE 4
Medidas do consumo de energia humana Existem dois métodos diferentes para medir a produção de calor do corpo, são eles: calometria direta e calometria indireta, ambas têm o objetivo de quantificar o consumo de energia durante o repouso e a atividade física.
Calometria direta: Todos os processos metabólicos do corpo resultam na produção de calor. Na década de 1770 Lavoisier e Seguin e Lavoisier e La Place proporcionaram o ímpeto para medir diretamente a produção de calor pelo corpo durante o repouso e a atividade física. Na década de 1890, na Wesleyan University, os professores W.O. Atwater e E. B. Rosa utilizaram o primeiro calorímetro humano de grande importância cientifica. O calorímetro consiste em uma pequena câmara na qual o individuo poderia vive, comer, dormir e exercitar-se numa bicicleta ergométrica. Um volume de agua conhecido a uma temperatura especificada circulava através de uma série de espirais na parte superior da câmara. A água circulante absorvia o calor produzido e irradiado pelo indivíduo. O isolamento protegia toda a câmara, de forma que qualquer mudança na temperatura da água se correlacionava diretamente com o metabolismo energético do indivíduo. Através doa anos foram desenvolvidos vários outros dispositivos capazes de medir a produção de calor. A mensuração direta na produção de calor nos seres humanos comporta consideráveis implicações teóricas, porém aplicações limitadas. Assim sendo, os calorímetros continuam sendo de difícil aplicação para as atividades desportivas, ocupacionais e recreativas.
Calometria indireta: Todas as reações que liberam energia no corpo dependem essencialmente da utilização de oxigênio. Ou seja, a mensuração do consumo de oxigênio de uma pessoa durante as atividades físicas fornece aos pesquisadores uma estimativa indireta, porém, precisa do consumo de energia. A espinometria de circuito fechado e a