Calibração de MicroPipetas e frascos volumetricos
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA
Disciplina: Laboratório de Química Analítica Experimental
Profª.: Samira M. Carvalho
Rogério Marcos Pantoja dos Santos
Juliana de Freitas Oliveira
RELATÓRIO REFERENTE AOS EXPERIMENTOS DE CALIBRAÇÃO DE
MICROPIPETAS E CALIBRAÇÃO DE FRASCOS VOLUMETRICOS DE
VIDROS, INFLUÊNCIADO PELA TEMPERATURA E O TRATAMENTO DOS
DADOS EXPERIMENTAIS.
Belém
2013
1. Introdução
Um procedimento de muita importância para os laboratórios é a calibração que deve ser feita periodicamente em vidrarias volumétricas e graduadas como pipetas, buretas, provetas, balões volumétricos entre outros que são utilizados no laboratório.
Essa calibração deve ser feita para obtermos bons resultados nos equipamentos.
Calibração é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento
(calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. O objetivo é utilizado para todas as vidrarias usadas no estudo, pela exatidão e precisão das medidas com o mínimo de erros experimentais possíveis. As micropipetas são instrumentos de alta precisão constituídos por diversos componentes mecânicos sujeitos ao desgaste após uso prolongado ou disfunção resultante de uso inadequado. Utilizados para a medição de um determinado volume de líquido quando são necessários valores na ordem dos microlitros, muito importantes em áreas como a química, biologia, saúde, farmácia e genética, que trabalham com o doseamento volumétrico em pequena escala. Existem dois tipos de micropipetas: as micropipetas de deslocamento positivo utilizadas para líquidos específicos e as de deslocamento de ar, sendo estas últimas as mais utilizadas em laboratórios.
Os equipamentos, em geral, devem ser manipulados de forma