A VENDA COMO FATOR DE DETERIORAÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING
1426 palavras
6 páginas
A VENDA COMO FATOR DE DETERIORAÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING1Edmundo Brandão Dantas
Parece incrível falar em venda como algo que pode prejudicar o conceito de marketing e deteriorar sua filosofia.
A gente sabe que o marketing evoluiu a partir do conceito de venda. Mas, desde sua existência, o processo de reverteu e o marketing, por sua essência, englobou o conceito de venda e este passou a ser parte do conceito mercadológico.
Hoje, há que entender marketing como um complexo de funções que orientam o relacionamento cliente/empresa e a venda como parte de uma dessas funções.
Em que pese este conceito Ter evoluído e as coisas terem mudado bastante, um fato ainda chama muito minha atenção: o de muitas empresas ainda enxergarem marketing puramente como venda. E, em decorrência disto, “distorcerem” e até deteriorarem o conceito de marketing.
Outro dia, conversando com uma pessoa que trabalha numa grande empresa brasileira, fiquei estupefato (esta palavra é boa) ao constatar que essa empresa, que conheço bem e que não tem qualquer comprometimento de fato para com o cliente, já que seu objetivo maior é o lucro máximo a qualquer preço, foi recentemente premiada com um “Top de Marketing”.
Entendo que vender é ótimo, obter o lucro máximo é ótimo, principalmente numa sociedade capitalista. Mas desrespeitar o cliente e obter esse lucro sem dar boa à sua satisfação não pode, em nenhuma hipótese, gerar “Tops de Marketing”, simplesmente porque marketing não é só venda e pressupõe, nós sabemos, algumas regrinhas básicas.
Não bastam discursos bem montados, nem afirmações solenes de que o objetivo da empresa é aprimorar seus produtos e/ou serviços tornando-os cada vez mais úteis aos clientes.
Na verdade, há que se ter uma preocupação mais prática, mais pragmática.
Tomei como exemplo uma empresa, mas esse tipo de visão e de orientação, infelizmente, grassa em muitas outras que cansam de freqüentar a meu ver erradamente as páginas das