CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE PRESSÃO
CURSO
METROLOGIA II
Nomes
CALIBRAÇAO DE INSTRUMENTOS DE PRESSÃO
Curitiba
2014
RESUMO
A calibração é um procedimento experimental através do qual são estabelecidas as relações entre os valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões. Por melhores que sejam as características de um sistema de medição, este sempre apresentará erros, seja por fatores internos, seja por ação das grandezas de influência externas. A perfeita caracterização das incertezas associadas a estes erros é de grande importância para que o resultado da medição possa ser estimado de maneira segura.
Os instrumentos de pressão são de grande importância para o controle de processos industriais, porém, para manter-se uma qualidade na medição de variáveis como a pressão é necessário a calibração desses instrumentos de tempos em tempos, conforme as condições de uso.
Para a calibração desses instrumentos as balanças de pressão são amplamente utilizadas por ser vantajosas quanto a robustez, portabilidade, possibilidade de medir altas pressões, entre outras características.
1. INTRODUÇÃO
Os instrumentos de medição de pressão são extremamente necessários nos processos industriais, de uma forma geral, eles asseguram que as especificações do processo produtivo estão sendo seguidos, garantindo desta forma a qualidade, segurança e exigências do produto. A pressão é utilizada em inúmeros setores industriais, dentre eles petroquímicas, meteorologia, aeroespacial, dentre inúmeros seguimentos.
Segundo Couto et al, a pressão é o resultado do efeito da força de impacto das moléculas de um fluido, liquido ou gasoso, nas paredes em que esse fluido está contido. A pressão pode ser calculada utilizando as equações (1) e (2) abaixo.
Onde:
P é a pressão; m é a massa; g é a aceleração da gravidade local;
A é a área; ρ é a massa especifica do fluido; h é a altura