Calendário literário
- Organização de um calendário, com datas relacionadas à literatura - Autores e textos representativos - Literatura estrangeira e nacional - Inicio e término de períodos literários
- Objetivo do Projeto
- Registrar informações literárias de forma sintética através de um calendário - Organização do calendário - Forma de Folhetos - Forma de Livro - Financiamento
28 de Julho
“Já não sei o que sou, nem o que faço, nem o que desejo! Espedaçam-me mil comoções contrárias.”
Trecho retirado de “Cartas de Amor”, 1669.
- Fragmento de uma carta escrita pela religiosa Sóror Mariana Alcoforado, uma representante do Barroco Português. Destacou-se na epistolografia literária em prosa. Faleceu em 1723.
Fontes: Disponível em . Acesso em 08 jun. 2010. Disponível em . Acesso em 08 jun. 2010.
05 de Julho
“Está provado que tens no sangue e nas tripas um jardim zoológico da pior espécie. É essa bicharia cruel que te faz papudo, feio, molenga, inerte. Tens culpa disso? Claro que não.”
Trecho retirado de “Urupês”, 1918. Referindo-se a Jeca Tatu, personagem da obra.
- O escritor que mais escreveu para crianças no mundo, autor de obras como Reinações de Narizinho, livro que lhe rendeu muita fama, e deu origem a famosa história “O Sítio do Picapau Amarelo”, Urupês, Cidades mortas e História das invenções. Em 1948, faleceu o escritor José Bento Monteiro Lobato, em São Paulo.
Fontes: Disponível em . Acesso em 08 jun. 2010. Disponível em . Acesso em 08 jun. 2010. Moisés, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos.
09 de Julho
“Eu sei que vou te amar Por toda a minha vida eu vou te amar A cada despedida eu vou te amar Desesperadamente Eu sei que eu vou te amar.”
Trecho retirado de “Eu Sei Que Vou Te Amar”, composição de Vinícius de Moraes
- Um dos poetas mais famoso do Brasil, além de cantor e compositor da MPB, morre em 1980, Vinícius de Moraes
Fontes: Disponível em . Acesso em 08 jun. 2010. Disponível em . Acesso em 08 jun. 2010.