caldeiras
Componentes: Jacqueline Gomes
Leandro Machado
Piter Junior
Reginaldo Rocha
Data: 12/04/2014
Professor: Wellington
Caldeira:
É um recipiente metálico, para esquentar ou para ferver agua ou outro fluído. É um trocador de calor que trabalha sobre pressão superior a pressão atmosférica, produz vapor a partir da energia térmica gerada por uma fonte de energia qualquer, ou seja, são empregadas na produção de vapor d’água ou aquecimento de fluídos térmicos. As Caldeiras são usadas nas indústrias para produzir vapor saturado e vapor superaquecido autoclaves para esterilização de materiais diversos; cozimento de alimentos através do vapor; calefação ambiental; secar Madeira e fazer Papel.
No caso das refinarias do petróleo, em termos práticos, a maior parte do vapor utilizado nos processos é gerada em caldeiras, uma pequena parte é gerada em refervedores, com aproveitamento de calor residual em alguns processos. A energia para a vaporização pode ser obtida através da queima de um combustível sólido, líquido ou gasoso, ou por conversão de energia elétrica e até a fissão nuclear, que é o caso de usinas termonucleares.
As caldeiras elétricas são equipamento de concepção bastante simples, sendo compostos basicamente por um vaso de pressão aonde a água e aquecida por eletrodos ou resistências. São fáceis de usar e de automatizar. A eficiência da transformação da energia elétrica em vapor e sempre muito elevada, da ordem de 95% a 98%, podendo atingir 99,5% em casos especiais. As caldeiras que utilizam o aquecimento por queima de combustíveis, são os equipamentos mais empregados em refinarias.
As caldeiras podem ser classificadas conforme qualquer das seguintes características: finalidade, fonte de aquecimento, conteúdo nos tubos, princípios de funcionamento, pressão de serviço, tipo de fornalhas entre outros. As caldeiras que produzem vapor pela queima de combustíveis pode ser classificadas em dois grandes