caldeiras
Este trabalho tem o intuito de apresentar as características, funcionalidades e aplicação da fibra óptica já que ouvimos a respeito de cabos de fibra óptica sempre que as pessoas falam sobre o sistema telefónico, o sistema de tv a cabo ou a internet. As linhas de fibra óptica são fios de vidro opticamente puro, tão finos quanto um fio de cabelo, que transmitem informação digital ao longo de grandes distâncias, também usadas na geração de imagens médicas e em inspecções de engenharia mecânica.
Em seguida mostrarei como esses minúsculos fios de vidro transmitem luz e a maneira fascinante como eles são feitos.
ORIGEM
A fibra óptica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany. Há vários métodos de fabricação de fibra óptica, sendo os métodos MCVD, VAD e OVD os mais conhecidos.
HISTÓRIA
Esperar horas até a telefonista completar a ligação interurbana ou o dia todo pela chamada internacional é uma situação absurda para os dias hoje. Mas era assim. O puxamento na Unicamp da primeira fibra óptica brasileira, em Abril de 1977, simbolizou o sucesso de um grande projecto para a modernização das telecomunicações no país, colocado em execução anos antes numa parceria entre governo, universidade e empresas nacionais.
Essa história, em seus primórdios, registra propícias coincidências. Na década de 1960, avançavam no mundo as pesquisas em óptica e fotônica, buscando-a se uma tecnologia alternativa para optimizar os sistemas de comunicação. Até que em 1970, a fibra óptica, que permitia a transmissão de dados por sinais luminosos, seria eleita para substituir os fios de cobre e as redes de microondas.
Foi nos EUA, em 70, que os cientistas venceram as duas barreiras para a utilização da fibra óptica: a grande perda de luz na transmissão e o excessivo calor que os lasers geravam. Na empresa Corning, eles conseguiram produzir a primeira fibra com perda de luz suficientemente baixa para uso na