arquivos
Nessa mesma época, durante o inicio da industrialização, ocorreu o ápice da exploração do proletariado. O trabalho atingiu, de forma mais drástica as classes mais baixas da sociedade, já que nesse momento ainda não tinham se instituído leis que protegessem a classe trabalhadora.
Tal fato levou até ao trabalho infantil, pois as crianças tinham “mais docilidade e obediência, em virtude de sua fragilidade” (p.31.), tais características bem valorizadas na época da manufatura do século XVIII. Este assunto é abordado pelo autor dentro do capitulo “Mais abelhas que arquitetos”, no entanto o trabalho infantil é tratado de maneira extensa, em relação aos outros assuntos, e alem disso possui uma significativa importância, logo esse deveria ser mais valorizado colocando-o em um capitulo a parte.
O autor expõe suas idéias a partir da sociedade grega, passando por diferentes momentos da história onde o trabalho influencia a sociedade e também é influenciado por essa, e chegando ao Brasil, porem o trabalho na sociedade brasileira é mais detalhadamente exposto em seu outro livro “História e ética do trabalho no Brasil”.