Caldeiras flamotubulares
A energia para a vaporização pode ser obtida através da queima de um combustível sólido, líquido ou gasoso, ou por conversão de energia elétrica – e até a fissão nuclear, que é o caso de usinas termonucleares.
As caldeiras elétricas são equipamentos de concepção bastante simples, sendo compostos basicamente por um vaso de pressão onde a água é aque- cida por eletrodos ou resistências. São fáceis de usar e de automatizar. A efi- ciência da transformação da energia elétrica em vapor é sempre muito ele- vada, da ordem de 95% a 98%, podendo atingir 99,5% em casos especiais.
Serão apresentadas aqui apenas as caldeiras que utilizam o aquecimen- to por queima de combustíveis, com ênfase nos equipamentos mais em- pregados em refinarias.
Classificação das caldeiras
As caldeiras podem ser classificadas conforme qualquer das seguintes características: finalidade, fonte de aquecimento, conteúdo nos tubos, princípio de funcionamento, pressão de serviço, tipo de fornalha etc.
As caldeiras que produzem vapor pela queima de combustíveis podem ser classificadas em dois grandes grupos, de acordo com o conteúdo nos tubos: em flamotubulares e aquatubulares.
Esse tipo de caldeira, geralmente de pequeno porte, ainda é muito uti- lizado em pequenas indústrias, hospitais, hotéis etc. em razão do seu bai- xo valor de investimento e da facilidade de manutenção, se comparada com as caldeiras aquatubulares.
CALDEIRAS AQUATUBULARES
Nas caldeiras aquatubulares a água a ser aquecida passa no interior de tubos que, por sua vez, são envolvidos pelos gases de combustão.
Vantagens
Maior taxa de produção de vapor por unidade de área de troca de calor