Caldeira Flamotubular
Caldeiras Flamotubulares
Maquinas Térmica
Filipe Almeida Bremenkamp
V20
10/03/2015
Vitoria, 2015
Caldeiras Flamotubulares
As caldeiras flamotubulares são assim classificadas pela forma que os gases, provenientes da combustão, trocam calor. Nesta configuração de caldeira, os gases passam pelo interior dos tubos do evaporador, que por sua vez, estão mandrilados nos espelhos do tubulão da caldeira, onde o vapor é separado do líquido e colocado na rede de utilidades.
As caldeiras flamotubulares são utilizadas onde a pressão, temperatura e a necessidade de produção de vapor são baixas isto é, com pressão até 12 BAR na temperatura de vapor saturado e produção até 10.000 kg de vapor por hora.
Apesar dessas restrições, seu emprego pode ser indicado de acordo com as necessidades particulares de cada processo industrial, sendo adequado para pequenas instalações industriai.
Principais elementos das Caldeiras Flamotubulares
As caldeiras flamotubulares apresentam as seguintes partes principais: Tubulão, feixe tubular, fornalha e aparelhos auxiliares.
Tubulão
O tubulão funciona como uma espécie de reservatório onde encontramos a água em dois estados, líquido e vapor, onde temos a alimentação da água e a saída do vapor.
O tubulão da caldeira é fabricado em chapas de aço carbono soldadas e sua dimensão define a capacidade de vapor produzido pela caldeira. No tubulão da caldeira são encontrados os tubos de troca térmica, a garrafa de nível, as válvulas de segurança e a descarga de fundo para retirada dos sólidos e as tomadas para a entrada de água e saída de vapor.
Feixe Tubular
O feixe tubular também conhecido como tubos do evaporador ou tubos de fogo, é um conjunto de tubos que recebem calor dos gases provenientes da combustão.
Fornalha
A fornalha também conhecida como tubo fornalha nas caldeiras flamotubulares, é o local onde ocorre a queima do combustível. A queima ocorre na presença do