Calculos financeiros
Tópico relacionadoCalculando o valor da entrada para financiar a compra do seu carro a partir do valor da prestação
Quando não há na operação de compra, pelo menos de forma declarada, a cobrança de juros, basta que dividamos o valor da mercadoria pelo número de parcelas, para obtermos o valor de cada prestação, mas e no caso de haver incidência de juros, como podemos realizar os cálculos? Como podemos saber que não estamos sendo ludibriados por algum vendedor inescrupuloso?
Neste tópico iremos estudar o que é coeficiente de financiamento e como poderemos utilizá-lo no cálculo de prestações, assim como tendo o valor capitalizado, encontrarmos o valor à vista sem juros, por exemplo.
Coeficiente de Financiamento
O coeficiente de financiamento é um fator que ao ser multiplicado pelo valor a ser financiado, irá nos fornecer o valor de cada prestação.
O cálculo do coeficiente de financiamento tem como variáveis tanto a taxa de juros, quanto o número de períodos da operação. Ele é calculado através da seguinte fórmula:
A variável CF representa o próprio coeficiente de financiamento, já as variáveis i e n representam respectivamente a taxa de juros cobrada pelo financiamento e o período ou número de parcelas mensais, já que quase invariavelmente as prestações são mensais.
Assim como nos cálculos envolvendo juros simples e juros compostos, no caso do cálculo de prestações tanto a taxa de financiamento, quanto o período, devem estar na mesma unidade de tempo. Como geralmente as prestações são mensais, a taxa de juros também deverá ser expressa ao mês.
Vejamos alguns exemplos de vendas