Calculo i
O ALUMINIO.
O alumínio é encontrado na maioria das rochas, argilas, solos e vegetações combinado com oxigênio e outros elementos. o alumínio é o segundo metal mais usado, depois do aço. Todos os anos, é produzido mais alumínio do que todos os outros metais não ferrosos juntos,ele também é o terceiro elemento mais abundante - compreende 8 por cento da crosta terrestre. O alumínio se encontra na natureza, no subsolo, em formato de rocha.
No Brasil, nos estados de Minas Gerais, Pará, São Paulo e Maranhão, ele pode ser encontrado. Ele é usado na fabricação de panelas, componentes para produtos eletrônicos etc. Nos últimos 15 anos, a produção de alumínio no Brasil cresceu à taxa média de 3,9% ao ano, sendo de 3,2% ao ano na produção de metal primário e 10% ao ano a partir da reciclagem. O consumo aparente de produtos semimanufaturados no país elevou-se à taxa média anual de 6,4%. As exportações apresentaram avanço ainda mais expressivo, de 10,4% ao ano, o que viabilizou a elevação da oferta nacional desses produtos a um ritmo acelerado (7% anuais). Essa expansão expressiva da indústria do alumínio no Brasil se deu num ambiente de crescimento econômico relativamente baixo.
Até 2015, o consumo mundial de alumínio deverá continuar se expandindo rapidamente. Recente estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) realizou projeções de elevação do consumo de alumínio para o Brasil e para o mundo em dois cenários distintos. O primeiro traduz o ritmo da atividade econômica em termos de demanda pelo metal, considerando a elasticidade-renda e o crescimento demográfico.
Nesse cenário, o consumo mundial do metal cresce a uma taxa média de 3,7% ao ano até 2015, sendo que no Brasil esse movimento se mostra mais intenso, de 4,1% ao ano. O segundo cenário leva em consideração uma presença ainda maior das aplicações do metal, e, para o Brasil, também considera um ritmo de crescimento econômico maior, de 4,6% ao ano entre 2006 e 2015.
O Alumínio e o material mais reciclado