calculo numerico
FISICA EXPERIMENTA II – SISTEMA MASSA MOLA
DENSIDADE DE UM SÓLIDO
1- Objetivo: Determinar a densidade de um sólido usando um líquido.
2- Material Utilizado e Esquema Experimental:
• 1 peso
• 1 bequer
• água
• 1 dinamômetro
2- Procedimento Experimental: Este experimento consistiu em pesar um sólido imerso no ar e em seguida pesar este mesmo sólido totalmente imerso em água e verificar a existência de empuxo. O objetivo foi encontrar o valor do empuxo e a densidade do sólido. Para isto utilizamos a base teórica da Hidrostática -PRINCIPIO DE ARQUIMEDES.
Demos inicio ao experimento objetivando obter a primeira medida da força do peso imerso em ar que chamamos de Fp, para isso penduramos o peso no dinamômetro e anotamos o resultado. Em seguida com fizemos o mesmo procedimento porém desta vez com o peso imerso na água que se encontrava no bequer, a esta força chamamos de Fp’.
3- Introdução teórica
Princípio de Arquimedes: Todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado.
O empuxo é a existência da ação de várias forças sobre um corpo mergulhado em um determinado líquido. Cada força tem um módulo diferente, e a resultante delas não é nula. A resultante de todas essas forças está dirigida para cima e é exatamente esta resultante que representa a ação do empuxo sobre o corpo.
Para se calcular a intensidade da ação do empuxo existe uma pequena relação entre o empuxo e a densidade do líquido no qual o corpo está emerso. Veja:
E=Fp-Fp’
E=ʃL.g.VLD
FP-FP’= ʃL.g.VLD
VLD=VC
VC=MC/ ʃC ʃL.g.VC/ ʃC = FP-FP’
g.mc = P ʃL.P/ ʃC =FP-FP’ ʃC= ʃL .FP / FP-FP’ onde: E= EMPUXO ʃC= DENSIDADE DE CORPO ʃL= DENSIDADE DO VIDRO
VLD= VOLUME DO LIQUIDO DESLOCADO
VC= VOLUME DO CORPO
P= PESO
G= GRAVIDADE
Fp= Força peso o ar
Fp’= Força peso na água
4- Cálculos e análise de dados
Com os dados coletados obtivemos os