calculo estrutural de lajes pré moldadas
Para calcular uma estrutura composta por lajes é necessário, primeiramente, conhecer o tipo de pavimento ou de forro que será usado, para que seja possível determinar as cargas.
Dependendo da finalidade da edificação projetada há um grau de exigência de funcionalidade, dimensões mínimas e ações a serem atendidos. Assim, não é possível, por exemplo, comparar o forro de uma casa popular de 60m² com o de um teatro de 1000m².
Serão considerados pavimentos mais simples, econômicos e que resultam boas soluções para pequenos e médios vãos, empregados, principalmente, em construções residenciais e comerciais de pequeno e médio porte (casas, sobrados, pequenos edifícios). No projeto desses tipos de edificações tem começado a ser empregado os sistemas de lajes pré-moldadas empilhadas, compostas geralmente por concreto armado.
Nos estudos do capitulo e serão estudados dimensionamentos por utilização de quadros.
O processo de cálculo de placas por séries é bastante adequado para a confecção de quadros, os quais facilmente possibilitam determinar momentos fletores máximos e deslocamentos máximos (flechas) a partir da geometria e das condições de vinculação da placa. Para isso, o pavimento deve ser discretizado, ou seja, cada laje deve ser tratada individualmente, de acordo com sua vinculação às demais (só são possíveis bordas – contorno – simplesmente apoiadas ou engastadas). De maneira geral, considera-se que as lajes menores e menos rígidas são engastadas nas maiores e mais rígidas.
Os estudos do cap. 3 são fundamentados nas soluções em séries desenvolvidas por bares (1972) e devidamente adaptados para o coeficiente de Poisson v igual a 0,20. O contorno apresentado por linha simples indica borda simplesmente apoiada, e o contorno representado por hachura indica borda engastada.
1. OBJETIVO
Este projeto tem por objetivo apresentar um estudo estrutural de lajes pré-moldadas empilhadas de um pavimento tipo. As lajes pré-moldadas empilhadas são