calculo :deridas
Esta é uma apresentação onde neste trabalho estabeleceremos a noção de derivada de uma função. A derivada envolve matematicamente, o cálculo de limites e suas aplicações. Inicialmente apresentaremos as definição de derivadas, dando ênfase a conceitos e aplicações de como desenvolver e dominar suas principais propriedades das derivadas.
Desenvolvimento
1. Derivadas
Dizemos que Derivada é a taxa de variação de uma função y = f(x) em relação à x, dada pela relação ∆x / ∆y. Considerando uma função y = f(x), a sua derivada no ponto x = x0 corresponde à tangente do ângulo formado pela intersecção entre a reta e a curva da função y = f(x), isto é, o coeficiente angular da reta tangente à curva.
De acordo com a relação ∆x/∆y, temos que: partindo da ideia de existência do limite. Temos que a taxa de variação instantânea de uma função y = f(x) em relação a x é dada pela expressão dy / dx Observamos que a derivada é uma propriedade local da função, isto é, para um determinado valor de x. Por isso não podemos envolver toda a função. Observe o gráfico a seguir, ele demonstra a intersecção entre uma reta e uma parábola, função do 1º grau e função do 2º grau respectivamente:
A reta consiste na derivação da função da parábola.
2. Fórmulas das derivadas
2.1 Derivada de uma função composta
Regra da cadeia
A fórmula: Ela pode ser escrita como:
2.2 Derivada da função inversa
A inversa da função y(x) é a função x(y):
2.3 Derivadas de funções trigonométricas e suas inversas
3. Derivada da função composta
Uma das operações mais frequentes entre funções é a composição. e o seu funcionamento é talvez o ponto mais importante para o