Esmaltação
SELEÇÃO DE MATERIAIS
Introdução
2
No âmbito da arte ou da técnica, o esmalte, ou esmalte vidrado é um material obtido pela fusão de vidro em pó com um suporte através do aquecimento em forno, normalmente entre 750 e 850ºC. O pó é fundido, escorre, e endurece depois na forma de um revestimento vítreo de grande durabilidade. O suporte é geralmente um objeto em metal, vidro ou cerâmica, embora o uso do termo esmaltação seja normalmente restrito ao trabalho em metal
Definição
3
Esmaltação vítrea consiste na fusão, a temperatura alta, de dois materiais diferente como o aço e o esmalte, dando origem a um material com propriedades bastante notáveis e oferecendo muitas aplicações:
aço esmaltado
Hoje, a esmaltação de aço se tornou um processo usual de alta tecnologia , materiais altamente sofisticados e técnicas de consideradas “estado da arte”. Peças esmaltadas possuem são confeccionadas para atender as necessidades modernas do nosso dia-a-dia como: exigências de longevidade, qualidades estéticas, higiene e respeito ao ambiente.
A esmaltação é um processo que requer aplicação de um ou mais camadas de esmalte à superfície pre-preparada de um apropriado aço e expondo então essa nova peça a uma temperatura entre 780°C e 850°C por um determinado tempo. Isto requer o envolvimento de três fases:
• Fabricação do aço
• Fabricação do esmalte
• Esmaltação da peça , que possuirá características diferentes dos dois materiais aplicados
História
4
No antigo Egito era aplicada esmaltação na cerâmica e objetos de pedra e, por vezes, em joalharia embora neste último caso menos frequentemente que nas restantes culturas da antiguidade do Médio Oriente.
Os gregos antigos, celtas, georgianos e chineses também usaram esmalte em objetos de metal. O esmalte era também usado na decoração de recipientes de vidro durante o Império Romano, e existem indícios deste fato já durante o final da República e o início do período imperial no