Calculo de treliças
Método dos Nós
TRELIÇAS
Treliças são estruturas compostas por barras ligadas entre si por nós articulados, cujo a cargas se aplica nesses mesmos nós .
São usadas para vários fins, entre os quais, podendo vim a ser pequenos, médios e grandes vãos. As barras utilizada em treliças na construção civil geralmente são de madeira, ferro, alumínio, entre outros .
TRELIÇAS
Treliças em Madeira Treliças em Ferro
Treliças em Alumínio
Os membros de uma treliça plana são membros de duas forças retos situados em um único plano, cada nó está sujeito a um sistema de forças que é coplanar e concorrente. Para determinar os esforços interos da barras das treliças planas devemos verificar a condição de Isostática:
Condição de Treliça Isostática:
2 . n = b+ X Sendo: n = n° de nós b = quantidade de barras X = n° de reações.(verticais e horizontais)
Treliça Isostática :
Caso a relação seja 2 . n < b+ X teremos uma estrutura Estaticamente Indeterminada, com mais Incógnitas que Equações cujo a solução e obtida pelo método de Calculo Hiperestáticos
Caso 2 . n > b+ X
a Estrutura é Hipostática , sendo sempre instável.
Para projetar os membros e as conexões de uma treliça, é necessário primeiro determinar a força desenvolvida em cada membro quando a treliça está sujeita a um determinado carregamento. Uma maneira de fazer isso é usar o método dos nós. Pois ele permite calcular as forças Axiais Podendo ser de Tração ou Compressão. Método de resolução de Treliças se baseia no Calculo Inicial da Reações dos Vínculos, seguido da Análise do Equilíbrio dos Nós da Treliças.
As barras de Treliças são Pinadas nos
Nós das suas Extremidade.
As Cargas Externas (Ações e Reações) atuam no mesmo plano da Treliça e são aplicada unicamente nos Nós.
Os Eixos das Barras de Treliça interceptam nos Nós. E para obtermos as Forças devemos considera a Ação dos Nos nas Barras,
Tração: A Força esta Saindo dos Nós, equivalente as