Calculo de massalote para disco de freio
A fundição é um dos processos mais antigos que se conhece para a obtenção de peças fundidas. O modelo para a fundição é o elemento destinado a formar um molde, geralmente em areia apropriada, onde será vazado o metal derretido, para a produção de peças fundidas em ferro, aço alumínio, bronze, latão, ou outros metais ou ligas.
Tipos de modelos
Nos vários setores de atividades nos deparamos com peças fundidas.
Nas oficinas, os tornos mecânicos, fresadoras, furadeiras, torno para madeira, desempenadeiras, desengrossadeiras, serras de fita e de disco e outras máquinas, e ferramentas têm em sua montagem, partes fundidas.
Nos veículos, as panelas, maçanetas de porta, limpa-pés, grelhas, entre outros utensílios, também são fundidos.
Para fabricar peças fundidas cumpre-se as seguintes etapas:
. o projeto e desenho da peça a ser fundida; . desenho e execução do modelo, baseado no desenho da peça; . execução do molde em areia própria através do modelo; . reprodução da peça através do molde.
Destas etapas de fabricação. Compete ao modelador de fundição confeccionar o modelo a partir do desenho da peça e de forma que atenda o melhor possível a etapa de modelação.
Os modelos podem ser feitos de madeira, metal, resina, poliestireno expandido, ou de outros materiais.
Para a escolha do material a ser utilizado na confecção do modelo considera-se, basicamente, o número de peças a serem fundidas. Para a fundição de maior numero de peças, geralmente, são utilizados os modelos confeccionados em metal ou resina. Para a fundição de menor número de peças são utilizados os modelos confeccionados em madeira.
Os modelos confeccionados em poliestireno expandido, são inteiriços e tem exatamente a forma da peça a ser fundida. São utilizados na indústria automobilística, para a fundição de uma só peça, quando esta for totalmente