Calculo de eva
Ao entrar num negócio, um investidor, tem como principal objetivo não apenas valorizar o capital investido, mas buscar a melhor rentabilidade possível.
Em geral recorre às teorias de finanças ou às técnicas de análise de viabilidade econômica, porque sabe que, depois de tomada a decisão, feito o investimento e de posse dos resultados, passa a dispor de indicadores de desempenho para analisar se realmente realizou o melhor negócio, tais como o Retorno sobre o Investimento (ROI), Retorno sobre o Ativo (ROA), Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE).
No entanto, os resultados são extraídos do lucro contábil, apurado na Demonstração de Resultado do Exercício que, ainda que se constitua numa das principais demonstrações do desempenho das empresas, apresenta alguns fatores que podem afetar negativamente suarelevância como indicador da geração de valor.
As limitações impostas pelas regras de natureza fiscal e societária que ignoram o risco e a necessidade de investimento, além de formas diferenciadas de contabilização (avaliação de estoques e de depreciação, por exemplo) distorcem a comparabilidade, uma vez que o resultado varia de acordo com os critérios utilizados; qualquer alteração numa dessas práticas afetará seu resultado contábil.
O valor da empresa e de suas ações será conseqüência da leitura pura e simples da demonstração contábil, ainda que uma empresa não fique menos ou mais valiosa porque alterou sua forma de contabilização de estoques ou seu método de depreciação do ativoimobilizado.
Como esses indicadores utilizam apenas o lucro contábil e as medidas variadas a partir dele, como fica a questão do retorno do investimento que é estabelecido pela relação LucroCapital Investido , uma vez que não há consenso a respeito de quais valores devem ser utilizados — o lucro pode ser lucro bruto, operacional, antes do imposto de renda, depois do imposto de renda ou, simplesmente, lucro líquido .
Igualmente, podemos