VALOR ECON MICO AGREGADO 2
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho é mostrar como o valor econômico agregado (EVA®) comprova se uma empresa está de fato criando valor aos seus acionistas, avaliando com clareza se um capital agregado aplicado a um determinado negócio está sendo bem remunerado.
O processo de gestão EVA® pode servir para formar os interesses dos gerentes e dos sócios da empresa. Através deste sistema de avaliação de resultados financeiros gerenciais, baseados na criação de valor e aliado a um programa de remuneração variável, a organização conseguirá o equilíbrio no gerenciamento dos interesses de todas as partes e estará gerando riqueza para seus acionistas.
CONCEITUAÇÃO:
È uma metodologia de gerenciamento financeiro. Para Young e O’ Byrne (2001, p.5) consideram que o EVA® mede a diferença, em termos monetários, entre o retorno do capital da empresa e o custo deste capital. Já para Ehrbar (1999, p.1), o EVA® (economic value added), em seu nível mais básico, é uma medida de desempenho empresarial, que difere da maioria das demais, ao incluir uma cobrança sobre o lucro pelo custo de todo o capital que uma empresa utiliza. A Stern Stewart & Co. conceitua EVA® como uma estrutura integrada de gerenciamento de negócios e remuneração variável, que estabelece um novo direcionamento dentro da organização. Seu objetivo é maximizar o valor criado pela empresa através de uma mudança na cultura organizacional. O EVA® visa nivelar os objetivos dos acionistas com os dos gerentes, para que estes pensem, ajam e sejam remunerados como donos da empresa.
CÁLCULO DO EVA®
EVA é igual ao NOPAT menos um encargo pelo capital empregado pela empresa. Para o cálculo do EVA, diversos ajustes a esta base contábil são realizados com o objetivo de explicitar o desempenho econômico. STERN STEWART (2001b)
EVA = NOPAT - Custo de capital
EVA® equivale ao NOPAT (lucro operacional pós-impostos) subtraído do custo do capital (encargos do capital) utilizado para gerar este