Calculo da massa específica dos agregados miudos
O agregado miúdo é conhecido popularmente como "areia", é um dos principais elementos da construção civil, usado em várias partes: desde de as fundações até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos A composição granulométrica é o que irá determinar se o agregado será graúdo ou miúdo. É a composição granulométrica que determina o "tamanho do grão".
Segundo a NBR 9776, a Massa Específica é a relação da massa específica é a relação entre a massa do agregado seco em estufa (100°C a 110°C) até constância de massa e o volume igual do sólido, incluído os poros impermeáveis.
A massa específica é como se o agregado fosse totalmente comprimido de forma que não houvesse nenhum espaço (tanto internamente quanto externamente).
Para essa prática foram utilizados os procedimentos constantes nas seguintes normas:
• NBR NM 26 - Agregados amostragem;
• NBR NM 27 - Redução da amostra;
• NBR 9776 - Agregados - Determinação da massa específica de agregados miúdos por meio do frasco Chapman
2. OBJETIVOS
O objetivo da prática foi calcular a massa específica do agregado miúdo utilizando o frasco Chapman. Conhecer a massa específica é importante principalmente para a classificação dos agregados, cálculo do índice de vazios e para a determinação dos quantitativos em massa dos materiais que compõem a dosagem de argamassas e concretos.
3. PROCEDIMENTOS
O procedimento foi realizado utilizando os seguintes materiais:
a) Balança com capacidade de 1 kg e precisão de 1 g ou menos;
b) frasco de Chapman;
c) estufa;
d) amostra: 500 g do material seco em estufa (105ºC - 110ºC) até constância de massa.
O procedimento foi realizado nas seguintes etapas:
1 - Pesado 500 g de areia e deixado secar na estufa até a que massa seja constante;
2- Colocamos água no frasco de Chapman até marca de 180 cm3, deixando-o em repouso para que a água escorra das faces totalmente;
3 - Acrescentado 500 g de agregado miúdo seco, devagar, no