Calculo basico de radioproteção
CÁLCULOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO
ENG. ALEXANDRE LIMA SUPERVISOR DE RADIOPROTEÇÃO CNEN-IR-0571
CÁLCULOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO
GRANDEZAS RADIOLÓGICAS A primeira forma que se utilizou para quantificar uma radiação, veio da medição direta da quantidade de carga elétrica que ela produzia no ar, surgindo o conceito chamado de Exposição, representado pela letra “X”. A unidade utilizada para medir exposição era o roentgen (R).
1 R = 2,58 x 10-4 C/kg
O coulomb por quilograma (C/kg) é a unidade atualmente usada para medir a exposição. A adoção da exposição para medir a dose de radiação, porém, traz algumas limitações. Está baseada na ionização do ar
CÁLCULOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO
GRANDEZAS RADIOLÓGICAS Como a radiação interage de forma diferente para outros materiais, a exposição não traduz com precisão, a maneira que estes outros absorventes se comportam quando irradiados. Para representar melhor este efeito, foi criado o conceito de Dose Absorvida, representado pela letra “D”.
1 R = 0,87 Rads ~=1 Rad
A dose absorvida representa a quantidade de energia transferida à matéria pela radiação, por unidade de massa. A dose absorvida é expressa atualmente em gray (Gy).
1 Rad = 10-2 Gy ou 1 Gy = 100 Rads
CÁLCULOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO
GRANDEZAS RADIOLÓGICAS A introdução do conceito de dose absorvida, entretanto, ainda insuficiente para estabelecer o efeito das radiações no homem. A dose absorvida não leva em consideração o grau ou a severidade e a probabilidade de manifestação de efeitos biológicos em indivíduos irradiados. Para que isto pudesse ser expresso, foi criado o conceito de Dose Equivalente, representada pela letra “H”.
H=DxQ
Onde Q é um fator adimensional modificado, característico da radiação considerada. O fator Q está associado à eficiência da radiação na produção de efeitos biológicos no homem, e é chamado de Fator de Qualidade. Atualmente, para as radiações X e γ, Q vale 1.
CÁLCULOS BÁSICOS DE