Calcita
GRUPO CARBONATOS
Nome: CALCITA
Fórmula química: CaCO3
Sistema cristalino: Hexagonal - R, escalenoédrica-hexagonal
Cor: Rósea
Cor do traço: Branco
Transparência: Opaco
Brilho: Vítreo
Fratura: Imperfeita
Clivagem: Perfeita
Dureza: 3
Densidade: 2,72
Procedência: Desconhecida
Propriedade / Aquisição: UniCEUB / Prof.ª Odette Rezende Roncador Usos: O emprego mais importante da calcita é na fabricação de cimento e cal para argamassa, o calcário é a principal matéria-prima que, quando aquecida a 900º C, aproximadamente, perde CO2 e se converte em cal vivo, CaO. O tipo de partícula mais amplamente é o cimento Portland, composto, aproximadamente, de 75% de carbono de cálcio, 13% de sílica e 5% de alumínio, também usado como corretor de pH em solos ácidos, como giz e fertilizantes, como na litografia. Ocorrência: É um dos minerais mais comuns e disseminados. Ocorre como massas rochosas sedimentares, enormes e amplamente espalhadas, nas quais é o único mineral preponderante, sendo o único presente em certos calcários. É constituinte importante de margas e pelitos calcários.
As rochas calcárias formam-se por processos orgânicos e inorgânicos. No primeiro resulta da deposição em fundo marinho, de grandes camadas de material calcário, sob a forma de carapaça ou esqueletos de animais marinhos. Uma proporção menor dessas rochas formam-se inorganicamente pela precipitação direta do carbono em soluções aquosas. É também um dos minerais mais em numerosos sedimentos, assim como em rochas metamórficas (trata-se do mineral que forma os mármores), veios e como produto de alteração de diversos minerais. No Brasil: Minas Gerais e Bahia.
Na mineralogia as propriedades dos minerais podem ser descritas de duas formas: análise de suas propriedades físicas bem como suas particularidades de caráter químico, para alguns apenas a observação meramente macroscópica já é o suficiente para identificarmos as primeiras propriedades ao passo que, em