calcita
Aline da Conceição Faria do Amaral; Antonione Aguiar Gil; Eduardo Inácio de Melo Ferreira;
Juscélio Pereira de Souza; Karoline de Lourdes Abreu Souza; Kléber Pereira Souza; Rodrigo Barbosa Rodrigues; Vagner Filgueiras Lopes.
Ângela de Castro Abi-Sáber – Mestra
Curso de Tecnólogo em Mineração. Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Belo Horizonte, MG. tigcalcita@yahoo.com.br Resumo: Com a grande demanda atual da construção civil, percebe-se um aumento exorbitante pela procura do cimento, segundo material mais utilizado no planeta depois da água (H2O), material cerâmico com uma das maiores procuras no mundo, e indispensável na sociedade moderna atual. Esse grande aumento no Brasil é caracterizado por vários fatores, principalmente pelas obras do programa de aceleração do crescimento (PAC) com investimentos em: edificações residenciais, comerciais, industriais e obras públicas, sendo a principal delas as obras para a copa de 2014, na construção de estádios, hotéis e projetos de modernização urbana. Para a fabricação do cimento, é utilizado como principal matéria prima a calcita. A calcita é um mineral industrial do grupo dos carbonatos e sua formula química é CaCO3. Proveniente do calcário e dolomito, sua aplicação mais importante é na fabricação de cimento e cal para argamassa, também é usado como corretor de ph em solos ácidos, como giz e fertilizantes, e outros produtos. Este projeto tem como objetivo evidenciar a falta do cimento na construção civil, em determinadas regiões e épocas do ano, as dificuldades de extração do mineral, sua importância e variedade de usos no mercado atual.
Palavras-chave: Calcita. Cimento. Mineral Industrial.
____________________________________________________________________________
1 Introdução
Os minerais industriais, como rochas e minerais não-metálicos, são hoje aplicados em diversos produtos como matéria prima, insumos ou aditivos nas indústrias de cerâmica, tinta,