Cal (Propriedades)
Aristóteles foi um filósofo grego que, como a maioria dos sábios da sua época, se dedicou a imensas áreas de estudo, sendo a Física apenas uma delas. Além de as estudar, deu grandes contribuições à maioria delas: diz-se que foi o último homem a saber tudo o que havia para saber no seu tempo.
Nasceu em 384 a. C. em Estagira, sendo o seu pai o médico pessoal do rei Amintas da Macedónia. Foi, por isso, educado como membro da aristocracia local e esteve sempre relacionado com a Macedónia. Aos 18 anos, depois da morte do pai, o seu tutor aconselhou-o a ir para Atenas estudar na Academia de Platão(que, por sua vez, foi estudante de Sócrates) durante cerca de 20 anos. Quando Platão morreu foi indicado para seu sucessor, mas a divergência de pensamento entre os dois tornava isso impossível. Partiu então para a Ásia Menor, para a corte do seu amigo Hermias. Aí investigou biologia e zoologia, casou-se com Pythias, de quem teve uma filha, e pouco depois da morte de Hermias, que sucumbiu aos Persas, foi, em 343, convidado para ser o tutor do filho de Filipe II da Macedónia, , então com 13 anos, que viria a ser Alexandre, o Grande. Incitou o jovem a conquistar a Pérsia e a ser impiedoso para com os persas.
Regressou a Atenas quando Alexandre sucedeu a seu pai, em 335 a.C., fundando a sua própria escola, conhecida por Lyceum. Leccionou aqui durante treze anos: foi neste período que escreveu a maioria dos seus trabalhos, dos quais muito poucos sobreviveram até ao nosso tempo. Quando a sua mulher morreu, Aristóteles enamorou-se de Herpyllis de Estagira,que lhe deu um filho.
Alexandre desconfiou que o filósofo conspirasse contra ele. Após a morte do imperador, Aristóteles voltou a abandonar Atenas quando começou a ser alvo de acusações, tendo-se mudado para Euboea em 322 a. C., onde morreu nesse mesmo ano devido a uma doença de estômago.
As principais obras de Aristóteles, agrupadas por matérias, são: (1) Lógica: Categorias, Da interpretação, Primeira e