Caixa cabeça
Acadêmica: Rossana Viegas Dame
Escultura – Caixa Cabeça
Dimensão- de 40x40 cm
Disposição- no espaço do Hal de entrada no centro de artes.
Pensando no autorretrato que se une conceitualmente no sentido em que ocorre a construção do sujeito a ser fotografado. Aqui venho emprestar o meu rosto para o sujeito. Às vezes procuramos uma identidade virtual, para construir um sujeito que simule papeis socialmente determinados, fictícios ou a procura de uma nova identidade.
A caixa cabeça vem justamente emprestar minha imagem para ser fotografada com seu corpo.
Aqui o expectador faz parte desta obra, empresta o corpo e eu o rosto, mas o rosto que você escolhe. A caixa cabeça te convida a brincar e questionar uma nova identidade.
A caixa abre um novo espaço para pensar sobre o papel feminino em nossa sociedade a partir de conceitos pré-estabelecidos. Existe uma tentativa aqui de desamarrar a identidade que a mulher foi obrigada aceitar para viver em sociedade.
Dentro de você existe varias mulheres escolham a sua e participe deste jogo. Na caixa cabeça existem quatro tipos dessa mulher e podem dialogar de uma forma ou de outra com o expectador.
As referencias que aqui cito. Apesar de meu trabalho ser um pouco diferenciado de Cindy Sherman ,que apresenta pessoas deformadas,loucas ou desfiguradas;naturezas- mortas de vomito e comida espalhada;parodias maldosas de quadros de grandes mestres;monstros grotescos semi-humanos;manequins médicos em posses pornográficas;bonecas mutiladas e mascaras horrendamente distorcidas.Temos algo em comum, onde usamos o próprio rosto e o corpo como ponto de partida para fotos e personagens inventados.
Dorotka Lésnianska ( Basistka), o trabalho dela merece ser aqui citado,usa o autorretrato,com muita expressão,cores e criatividade.
Helga Stein,seu autorretrato reflete como o meu em questões contemporâneas onde questiona a identidade, mas recria personagens diante realidade e ficção na trama