Cais das Artes IMPRIMIR
A arquitetura contemporânea é considerada a produzida depois da pós-modernidade nos anos 80 e inicio de 90 até os dias atuais. A arquitetura desenvolvida no Brasil neste período até os dias de hoje apresenta o reaparecimento de linguagens projetuais fortemente comprometidas com uma retomada do racionalismo, a base conceitual do Movimento Moderno, com tendências minimalistas. Por outro lado, verifica-se uma busca de ideias e soluções mais voltadas a questão do conforto ambiental, aliado aos processos de racionalização da construção.
A arquitetura atual não possui uma linguagem única e cada corrente faz parte de um conjunto, que fazem uma reinterpretação da arquitetura do passado, seja através da releitura do significado que os elementos desempenhavam ou dos próprios estilos da arquitetura. A partir dessa observação, novos elementos – que possuem alguma relação com os já existentes – são introduzidos, sem que estes sejam obrigatórios em todas as formas de expressão. Assim, características como arquitetura de topo e base, marcação das esquinas e destaque para os acessos podem ser observados em toda a história da arquitetura anterior ao movimento moderno e estão presentes na atualidade.
São vários os arquitetos contemporâneos que se destacam no panorama nacional atualmente, dentre os quais apresentamos a seguir os que para nós demonstram grande qualidade em seus projetos, servindo de inspiração para muitos arquitetos.
Fonte: https://archiinbrazil.wordpress.com/arquitetura-contemporanea/
Características da arquitetura contemporânea brasileira
Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 18 de abril de 2013
A característica atual é a da pluralidade, da diversidade e da agregação
A produção arquitetônica que se iniciou depois do Pós-Modernismo, a partir da década de 80 e 90 do século XX, e que adentra em nossos dias atuais não possui uma escola definida e nomeada. O que pode ser visto é que os projetos são