café
Nome Científico: Coffea Arabica L.
Nutrientes Essenciais:
Pesquisadores da Embrapa, estudaram a composição química do café e descobriram que o produto não é formado apenas pela cafeína (2,5%), como se imaginava antigamente, mas por muitos outros componentes tão ou mais importantes para a saúde, ele é considerado uma bebida nutracêutica, ou seja, com propriedades nutritivas e farmacêuticas.
O café contém diversas substâncias importantes em nossa alimentação: sais minerais, como potássio, cálcio, zinco, ferro e magnésio (3 a 5 %), açúcares (35 a 55 %), lipídios (10 a 20 %), aminoácidos (2 %) vitamina B (1%), Vitamina PP (0,5 %) e uma grande quantidade de ácidos clorogênicos (7% a 10%). Um outro aspecto muito importante do café é que seu valor calórico é mínimo, ao contrário dos refrigerantes que contém enormes quantidades de açúcar e que contribuem para a obesidade.
Propriedades Medicinais:
Estimulante do sistema nervoso central
A substância mais conhecida do café, a cafeína, possui propriedades benéficas para o organismo. Poderoso estimulante do sistema nervoso central, atua bloqueando a adenosina, neurotransmissor do sono. Em quantidade adequada, ela reduz a sonolência, a apatia e a fadiga mental. A cafeína também causa dilatação dos vasos cerebrais, aumentando o fluxo de sangue para a região. É por isso que muitos medicamentos para dor de cabeça são administrados em associação com a cafeína, pois assim o remédio é levado em quantidades maiores apara o cérebro.
Diminui o risco de diabetes tipo 2
Diversos estudos chegaram conclusão que o consumo diário do café, pode diminuir o risco de diabetes tipo 2, quem toma café na hora do almoço tem risco 34% menor de desenvolver diabetes tipo 2. Para isso, não foi necessário ingerir grandes quantidades, apenas um copo pequeno, pois o café retarda a absorção de parte da glicose obtida dos alimentos.
Reduz a ocorrência do mal de Parkinson
A responsável pelos efeitos protetores é a cafeína, que