Café
Neste semestre tivemos a oportunidade de aprender os conceitos fundamentais para desenvolvimento de um produto e gerenciamento de preços. Passamos por todas as etapas, desde a necessidade de pesquisar o mercado, analisar as informações, desenvolver estratégias e controlar os resultados. Conhecemos as características dos produtos e tudo o que é necessário para que sua introdução no mercado seja promissora.
Por meio deste trabalho, tivemos a oportunidade de colocar em prática alguns destes conceitos. Ele nos proporcionou a experiência de pensar em uma possível necessidade mercadológica e pesquisar, mesmo que basicamente, a aceitação deste produto.
Optamos por criar um novo produto, dentro de uma marca já conceituada. Sendo ela, uma das mais lembradas, o Café Pilão. Daqui já é possível compreender que este produto pertence a linha de cafés.
Compartilharemos os motivos que nos levou a desenvolver uma inédita versão de café e abordaremos também as características deste produto, seus diferenciais, como será posicionado e segmentado no mercado.
Desenvolvimento de um Produto
Marca: Pilão
Linha do Produto: Café
Tipo: Sache
Nome do Produto: Patrice Pilão
Sobre a Pesquisa:
Para que fosse possível introduzir este produto no mercado, ele passou por uma minuciosa pesquisa de mercado e por diversos processos de análise.
Tínhamos a percepção que o mercado necessitava desta modalidade de café e de que o consumidor estaria pronto para recebê-lo. Entretanto, precisávamos ter certeza de que o produto teria demanda. Não só isto, mas precisávamos definir o público, o valor do produto, ou qualquer outro diferencial que fortalecesse a idéia.
Com base nestes objetivos, desenvolvemos uma pesquisa mercadológica quantitativa, entrevistamos 48 pessoas e chegamos aos seguintes resultados:
Qual a freqüência diária, que costuma tomar café?
54% responderam: 3 vezes ao dia.
Qual o tipo de café de sua preferência?
67% têm preferência pelo café tradicional.
Como