Caf
Cuidados na produção e colheita do café
Independente do tipo de colheita, manual ou mecanizada, o importante é manter a planta de café enfolhada, vigorosa e sadia. A arte de produzir café é produzir folhas, que serão essenciais na boa formação das flores, pegamento dos frutos e dos grãos. Não adianta um bom preparo no pós-colheita se não houver trato culturais adequados como: adubação equilibrada, de acordo com análise de solo e folha, controle de pragas, principalmente brocas que afetam diretamente a qualidade; controle de doenças, evitando talhões que tenham sido atacados por ferrugem e cercosporiose, e controle de plantas daninhas pra não ocorrer deficiência de nutrientes e grãos chochos.
O principal cuidado deve ser tomado após o término do processo. Os grãos residuais devem sempre ser retirados das árvores e do chão. Essa medida tem eficiência na prevenção a pragas, como a broca, que se utiliza dos frutos que sobram para manter seu ciclo de infestação. Vale lembrar que, antes da colheita, o produtor deve realizar uma limpeza do solo, para retirar folhas e demais impurezas. Esse processo, conhecido como arruação, facilita a retirada dos frutos que caem no chão durante a colheita. Esses grãos devem ser conduzidos separadamente, pois são considerados de qualidade inferior. São os chamados "cafés de varrição".
Após a colheita, o café deve ser transportado para o local de processamento o mais rapidamente possível, evitando-se que fique amontoado na área de produção enquanto aguarda o transporte. Recomenda-se nunca estocar o café colhido por períodos prolongados, seja nas carretas ou principalmente em sacos, para minimizar o problema de fermentação que é obviamente mais intensa quanto maior for a umidade dos frutos.
Após a colheita, tanto por derriça manual no pano ou mecanizada, o café deve ser submetido ao processo de limpeza e separação das impurezas, que pode ser feito por peneiramento manual (abanação), ventilação forçada ou por separadores de ar