Caderno de campo
Fatores fundamentais da gestão
1.
Foco na gestão
1.1
Por que falhamos?
Independentemente do tipo de organização, obter sucesso em seus objetivos é algo desejado por todos e também uma fonte de motivação. Mesmo assim, muitas vezes falhamos por motivos diversos: não traçamos uma meta certa, não traçamos bons planos de ação (por falta de conhecimento técnico), não executamos corretamente o plano de ação ou por motivos que fogem do nosso controle.
1.2
Focando a organização
Os grandes problemas das organizações (privadas ou públicas) estão na incapacidade de cumprir a missão de “satisfazer as necessidades dos seres humanos”.
Stakeholders ou “partes interessadas”, (clientes, empregados, acionistas e sociedade) estão nos objetivos de qualquer organização. A sobrevivência a longo prazo é garantida através da satisfação simultânea dessas partes.
A métrica para avaliar a eficiência no cumprimento desta missão é avaliando o desempenho financeiro desta organização.
Foco financeiro: todos os níveis organizacionais, mesmo os mais baixos devem considerar métricas financeiras, além de uma melhor eficiência de produção e vendas. Foco no cliente: Necessidade de se obter uma maior satisfação com os clientes. Ter um controle de qualidade e ouvir o feedback dos clientes para a melhoria dos produtos é fundamental. O método QFD (desdobramento da função qualidade) deve ser sempre empregado para manter alinhados os produtos e as vontades dos clientes. Foco no funcionário: é preciso manter os funcionários focados, satisfeitos produtivos, através de melhorias nas condições e no ambiente de trabalho.
Acidentes de trabalho são inaceitáveis. Padronização e treinamento são essenciais.
Foco na sociedade: deve-se haver um comportamento ético generalizado na empresa. Respeito ao meio ambiente e um bom relacionamento com a comunidade são fundamentais.
1.3
Métricas de desempenho financeiro
Os indicadores financeiros refletem o nível geral de gerenciamento da