O Trabalho Interdisciplinar Filme Patch Adams
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE - SES
SUPERINTENDENCIA DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS E REGULAÇÃO - SUR
CENTRO CATARINENSE DE REABILITAÇÃO - CCR
Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual - CER II
PROJETO CINE-DEBATE
Filme utilizado: Patch Adams – O amor é contagioso Reuniões de equipe
Filme utilizado para debate: Patch Adams- O amor é contagioso
Considero neste texto a reabilitação tomada no seu sentido integral, não existindo um profissional único que seja suficiente para a necessidade de reabilitação da pessoa, pois há aspectos que precisam ser considerados em diferentes níveis: educacional, orgânico, emocional, ocupacional, socioeconômico, dentre outros, o que exige o trabalho de mais de um campo profissional. Desta forma a reabilitação necessita de um trabalho interdisciplinar, com uma diversidade de técnicas e condutas em diálogo.
Para a equipe de trabalho, desde o ingresso do paciente na instituição, instalase uma crise, pois é uma tarefa diária aprender a manejar e a controlar o alto nível de emotividade/ansiedade, estimulado pelo alto nível de emotividade/ansiedade do paciente e seus familiares e/ou cuidadores, além da vida pessoal de cada profissional, que interfere nesta relação.
Caracterizo aqui o trabalho interdisciplinar representando também uma proteção ao impacto emocional da exposição constante ao sofrimento, dor e morte. A reabilitação como processo
No caso dos pacientes que atendemos, a pessoa se vê obrigada a lidar com conflitos múltiplos, desde possíveis mudanças irreparáveis em seu corpo, seu psiquismo, sua auto-imagem- até a maneira como a questão é tratada na família e de forma mais ampla na sociedade, como um todo.
Trata-se de um processo na medida em que reflete o percurso singular de cada pessoa, pois implica na reapropriação de sua autonomia, de acordo com seus desejos e possibilidades.
Apesar dos conhecimentos úteis de cada uma das especialidades envolvidas na reabilitação, não podemos perder de