Cadeira Babaçu
INTRODUÇÃO
A partir dos conteúdos ministrados durante as aulas da disciplina Metodologia do Projeto em Design propõe-se a criação de uma cadeira conceito que contenha aspectos semânticos da flora ou da fauna maranhense, visando um público na faixa etária entre 30-35 anos, pertencente a classe média, com salários na faixa de 4-7 mil reais por mês.
Esta criação justifica-se no momento em que se põe em prática a teoria vista em sala de aula. Tem-se como objetivo apreender a buscar soluções para um problema apresentado, levando em conta toda uma metodologia buscando uma solução mais eficaz.
O trabalho é composto pelo briefing, onde é apresentado o problema, o contexto e o mercado para onde é direcionado o produto e as condições de criação. Em seguida, tem-se a pesquisa e o painel semântico, onde se situa a criação. Depois o conceito é apresentado e é esclarecido o rumo criativo do projeto. Por fim, é apresentada a solução para o problema exposto no briefing e as considerações finais com relação a criação.
1 BRIEFING
O problema em discussão é a criação de uma cadeira conceito que deve conter aspectos semânticos da flora ou da fauna maranhense, visando um público na faixa etária entre 30-35 anos, pertencente a classe média, com salários na faixa de 4-7 mil reais por mês.
A partir desses dados foi realizada uma pesquisa sobre o que poderia representar bem a fauna ou flora maranhense. Tendo em vista a abundancia da palmeira babaçu no território do Maranhão, o seu fruto foi escolhido como inspiração para o projeto.
Apesar de ser o fruto bem conhecido, não foi encontrado registros na internet sobre algum projeto que o utilize como inspiração para cadeiras ou poltronas.
Tendo o produto um público intermediário, buscou-se levar em conta durante a criação tanto a função prática como a função estética, de modo que ambas fossem bem balanceadas, além do uso da função simbólica.
2 PESQUISA E PAINEL SEMÂNTICO
As palmeiras do babaçu (Orrbignya