Cadeia de suprimentos e mercadologica
1 - ANALISE MERCADOLÓGICA
a) Mercado Geográfico Caracterizado pelo local de atuação;
b) Mercado de Produtos Caracterizado pelo fim a que se destina a mercadoria;
c) Mercado Temporal Caracterizado pela época em que as transações são realizadas.
Por parte dos produtores temos o interesse em um mercado de livre concorrência, acoplado a maximização dos lucros, já por parte dos consumidores aparece o desejo de satisfação de suas nessecidades, traduzido nos dias de hoje em qualidade.
As variáveis que influenciam a escolha do consumidor são o preço do bem ou serviço, aliados ao preços da concorrência, sendo definidos pela capacidade de compra aliado a preferencia individual. Ou seja, a escolha do produto a ser comprado passa por fatores que são diferentes para cada pessoa ou empresa.
O efeito substituição esta relacionado ao preço do produto, quando seu preço aumenta existe uma tendência do consumidor buscar produtos similares no mercado, que tenham finalidades parecidas. Já o efeito renda relaciona-se a desproporcionalidade entre os dois fatores, vez que o preço dos produtos aumenta sem a contrapartida da renda do consumidor, que então procurara um subistituto.
Enquanto a lei geral da demanda diz que há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade demandada e o preço do bem, a lei geral da oferta diz que a uma relação direta entre a quantidade disponibilizada e o nível de preços.
De acordo com Vasconcelos; Garcia (2000):
a) - Oferta É a quantidade de produtos que os produtores desejam disponibilizar no mercado em um determinado período;
b)Demanda È a quantidade de produtos que os consumidores desejam ou necessitam adquirir em uma determinada época.
As características que influenciam as estruturas de mercado são basicamente o grau de concentração de vendedores e compradores, o grau de diferenciação do produto e o grau de dificuldade ou barreiras a entrada de novas firmas. Estas características representam as