Cadeia de Suprimentos Integrada
PATRIMONIAIS
Introdução
Definição
Cadeia Logística Fragmentada
Pontos Básicos da Logística
Membros da Cadeia de Suprimentos
Tipos de Distribuição
Melhoria na Cadeia de Suprimentos
Cadeia de Suprimentos no Brasil
Exemplo Prático
A gestão da cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando alcançar e/ou apoiar os objetivos organizacionais.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos etc.
A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é, obviamente, reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente – afinal, isso é qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera.
Se cada organização apenas olhar para as suas operações, corre riscos desnecessários, podendo interromper o fluxo de materiais e aumentar os custos. Uma integração externa à organização remove esse risco e melhora, no conjunto, a cadeia. Esta integração, proposta por Christopher, consiste na relação entre os parceiros da cadeia logística, pois estes determinam as melhores oportunidades de redução dos custos e/ou realce do valor.
Têm-se assim três níveis de integração: o primeiro nível tem a logística como atividades separadas dentro de uma organização; o segundo consiste em juntar as atividades como uma única função, através da integração interna e a terceira consta na integração externa, onde as organizações olham além das suas operações e integram mais a cadeia logística.
As
organizações com a mesma cadeia logística devem cooperar